Publicado por: ocupantropica | Abril 30, 2008

Rochas

A Terra é um planeta geologicamente activo. A geodinâmica externa é, essencialmente, alimentada pelo Sol, enquanto a interna tem como principal motor a geotermia, que acciona os movimentos de conveccção e, em consequência os movimentos das placas litosféricas.

Na sequência desta actividade externa e interna, formam-se as rochas sedimentares, magmáticas e metamórficas. Por outro lado, o ciclo das rochas, ou ciclo litológico, é um modelo teórico da constante reciclagem das rochas.

As rochas para além dos seu interesse prático ( materiais de construção, minérios, combustíveis fósseis), têm interesse geológico. Os geólogos, ao estudarem as rochas, procuram compreender os processos envolvidos na sua formação e, dessa forma, tentam reconstruir os episódios da longa História da Terra.

Todas elas, independemente da sua origem, ocorrem à superfície, mesmo aquelas que se formaram vários quilómetros abaixo dela, o que se explica pela erosão associada ao ciclo hidrológico e pela deformação ligada ao ciclo tectónico.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: